Partido

Estatutos Ficha de Inscrição Hino do PS

 

História

O Partido Socialista Português (PS) é um partido político português fundado, em 19 de Abril de 1973, na cidade alemã de Bad Münstereifel, por militantes da Acção Socialista Portuguesa (ASP).

No dia 19 de Abril de 1973, na cidade alemã de Bad Münstereifel, militantes da Acção Socialista Portuguesa idos de Portugal e de diversos núcleos no estrangeiro, reunidos em Congresso da Acção Socialista Portuguesa e “ponderando os superiores interesses da Pátria, a actual estrutura e dimensão do movimento, as exigências concretas do presente e a necessidade de dinamizar os militantes para as grandes tarefas do futuro, deliberou transformar a A.S.P. em Partido Socialista”, aprovam, por 20 votos a favor e sete contra, a transformação da A.S.P. em Partido Socialista.
A decisão não foi consensual para os vinte e sete delegados aí presentes, pois alguns discordavam não da sua Fundação mas do momento desta.

A Declaração de Princípios e Programa do Partido Socialista foram aprovados em Agosto de 1973 e resultaram de diversas contribuições de militantes e simpatizantes do interior e do exterior. Na Declaração de Princípios afirmava-se a defesa do socialismo em liberdade, ao mesmo tempo que se defendia como objectivo último uma sociedade sem classes e o marxismo era aceite como “inspiração teórica predominante”, embora permanentemente repensado. O Programa reflectia, assim, um compromisso entre o sistema parlamentar da Europa Ocidental e uma estratégia de ruptura com a organização capitalista da economia.

A lista dos membros fundadores do Partido Socialista foi elaborada em 1977, por Manuel Tito de Morais e Joaquim Catanho de Menezes, tendo sido constituída pelos militantes do Partido que contribuíram para a sua fundação e que, na data em que a lista foi organizada, continuavam como membros efectivos. Posteriormente foram-lhe acrescentados os nomes de quatro militantes que, tendo subscrito a ata da fundação, entretanto haviam saído do PS. Eis a lista de fundadores: Abílio Mendes, Adelino Cabral Júnior, Albano Pina, Alberto Arons de Carvalho, Alberto Oliveira e Silva,
Alfredo Barroso, Alfredo Carvalho, Alfredo Costa Azevedo, Álvaro Guerra, Álvaro Monteiro, António Arnaut, António Carlos Campos, António Coimbra Martins, António G. Pereira, António Macedo, António Neves Gonçalves, António Paulouro, António Reis, António Santos Cartaxo Júnior, Armando Bacelar, Armando Cardoso Meireles, Armando Nunes Diogo, Armando Soares, Arnaldo Cândido Veiga Pires, Artur Cunha Coelho, Augusto Duarte Rozeira de Mariz, Augusto Pereira de Oliveira, Augusto Sá da Costa, Áurea Rego, Beatriz Cal Brandão, Bernardino Carmo Gomes, Carlos Alberto Novo, Carlos Candal, Carlos Carvalho, Carlos José Queixinhas, Carlos Torres d’Assunção, Dieter Dellinger, Dino Monteiro, Eduardo Jorge Santiago Campelo, Eduardo Ralha, Fernando A. Borges, Fernando Antunes Costa, Fernando Grade Silvestre, Fernando Loureiro, Fernando Raposo, Fernando Valle, Firmino Silva, Francisco de Barros Calhapuz, Francisco Marcelo Curto, Francisco Ramos da Costa, Francisco Salgado Zenha, Francisco Sarmento Pimentel, Francisco Seruca Salgado, Francisco Tinoco de Faria, Gil Francisco Ferreira Martins, Gustavo Soromenho, Herculano Pires,
Inácio Peres Fernandes, Jaime Gama, Jaime Vilhena de Andrade, João da Costa Neves, João Gomes, João Lima, João Manuel Tito de Morais, João Sarmento Pimentel, Joaquim António Calheiros da Silveira, Joaquim Catanho de Menezes, Joaquim Lourenço Gago, Joaquim Rocha e Silva, Jorge Campinos, José Emídio Figueiredo Medeiros, José Leitão, José Luís Nunes, José Magalhães Godinho, José Maria Roque Lino, José Neves, José Rabaça, José Ribeiro dos Santos, José Tiago de Oliveira, Júlio Carrapato, Júlio Montalvão Machado, Lafayette Machado, Liberto Cruz, Lucas do Ó, Luís Castro Caseiro, Luís Gaspar da Silva, Luís Nunes da Ponte, Luís Roseira, Maia Cadete, Manuel António Garcia, Manuel Belo, Manuel Cabanas, Manuel da Costa Melo, Manuel Pedroso Marques, Manuel Tito de Morais, Maria Carolina Tito de Morais P. de Oliveira, Maria de Jesus Barroso, Maria Emília Tito de Morais, Maria Teresa Cunha Rego, Mário Cal Brandão, Mário Mesquita, Mário Soares, Mário Sottomayor Cardia, Nuno Godinho de Matos, Olindo Figueiredo, Paulo de Lemos, Pedro Coelho, Raúl Rego, Rodolfo Crespo, Rui Mateus, Sebastião Dantas Baracho, Teófilo Carvalho dos Santos,
Tito de Morais, Vasco da Gama Fernandes e Vítor Cunha Rego.

Organização, Estrutura e Organizações

A organização de jovens do Partido Socialista português chama-se Juventude Socialista e detêm uma organização própria e representantes de forma transversal nos vários órgãos, locais, federativos e nacionais do Partido.

O PS tem uma organização interna, em que se organizam as militantes mulheres, o Departamento Nacional das Mulheres Socialistas e detêm uma organização própria e representantes em vários órgãos federativos e nacionais do Partido.

Os trabalhadores socialistas organizados em estruturas de acção sectorial organizam-se na Tendência Sindical Socialista, que é um organismo autónomo representativo de todos os trabalhadores sindicalizados e filiados no PS, a mesma detêm forte influência na UGT – União Geral de Trabalhadores esta estrutura é obrigatoriamente ouvida pelos órgãos directivos do Partido, e o seu coordenador é convocado para as reuniões do Secretariado Nacional, sempre que estiver em causa a definição das políticas a prosseguir pelo Partido nas áreas laboral, económica e social.

Os Autarcas do PS também têm uma organização de Autarcas denominada Associação Nacional dos Autarcas Socialistas, que detêm uma organização própria e representantes em vários órgãos nacionais do Partido.

Relações Internacionais
O PS é membro da Internacional Socialista, desde a sua fundação em 1973, sendo Mário Soares um dos seus Presidentes Honorários, é também filiado no Partido Socialista Europeu e membro do Grupo Parlamentar da Aliança Progressista dos Socialistas & Democratas no Parlamento Europeu (antigo Grupo Parlamentar do Partido Socialista Europeu).

Historial de cargos dentro do PS

Secretários Gerais:

Presidentes:

Líderes Parlamentares:

Presidentes da República:

Presidentes da Assembleia da República:

Primeiros-Ministros:

My WordPress Blog

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial